SC Transplantes celebra 25 anos salvando vidas e transformando histórias |
Projeto da Udesc Joinville será executado no supercomputador Santos Dumont
-
LNCC - SDumont tem capacidade para realizar 5,1 quatrilhões de operações por segundo
Supercomputador Santos Dumont é a máquina mais potente da América Latina
Um projeto de pesquisa desenvolvido na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville recebeu aceitação inédita junto ao supercomputador Santos Dumont (SDumont), do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) em Petrópolis, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. ?
O projeto "Acelerando as Comunicações Coletivas em MPI" foi avaliada pelo comitê gestor da plataforma e contemplada com um milhão de horas de processamento na arquitetura computacional, para execução em 2021.
O trabalho é de autoria do mestrando Wilton Jaciel Loch e do professor Guilherme Piêgas Koslovski, do Programa de Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCAP).
Message Passing Interface (MPI) é o padrão de comunicação para execução de aplicações paralelas em ambientes com memória distribuída e não compartilhada (supercomputadores, aglomerados e grades computacionais). O projeto de pesquisa visa o desenvolvimento de um algoritmo base para comunicação coletiva em MPI. Sobretudo, o projeto utilizará a plataforma Santos Dumont para realizar uma análise em larga escala de implementação, quantificando a eventual aceleração obtida. Como aplicação prática do projeto, objetiva-se a submissão do algoritmo resultante para integrar a implementação de código aberto OpenMPI.
O SDumont está entre as 500 máquinas mais poderosas do mundo e é considerada a maior da América Latina. Com capacidade de realizar 5,1 quatrilhões de operações por segundo, o equipamento é a primeira infraestrutura de Computação de Alto Desempenho em petaescala do país, para uso livre por parte da comunidade acadêmica.
Deixe seu comentário